OXB - Horário de Check-in
Necessita de ajuda?
Cadeiras de Rodas
Atualizado em 20 maio 2022

 

Os passageiros com dificuldades motoras podem solicitar gratuitamente uma cadeira de rodas para se deslocarem nos aeroportos. A assistência deverá ser requerida até 48 horas antes da partida, quer os passageiros necessitem de cadeira fornecida no aeroporto ou levem cadeira própria(1)

COMO É PRESTADA A ASSISTÊNCIA - No Aeroporto | Embarque | A Bordo | À Chegada

Ao chegar ao aeroporto, os passageiros devem dirigir-se aos balcões dedicados a assistências especiais ou ao check-in e indicar que têm um pedido de cadeira de rodas. Os passageiros TAP/Star Alliance Gold ou a viajar em Classe Executiva devem utilizar os balcões da área Premium do aeroporto de Lisboa.

Se o passageiro viaja à partida, ou com destino, aos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Ponta Delgada, Santa Maria, Horta, Flores, Madeira ou Porto Santo, saiba que este serviço é disponibilizado pela ANA, Aeroportos de Portugal, através do My Way. Clique aqui, para mais informações.

Antecedência e chegada ao aeroporto

  • Voos curtos ou de médio curso: 2 horas antes ou, no limite 01h30 antes da partida;
  • Voos intercontinentais:  3 horas antes ou no limite 01h30 antes da partida (consoante os destinos).

Embarque

O procedimento determina que o embarque dos passageiros em cadeira de rodas, seja sempre efetuado em primeiro lugar. A TAP seguirá este procedimento, salvo se por algum motivo os passageiros não estejam na porta de embarque antes do início deste.

A bordo

A nossa tripulação estará disponível para dar apoio no processo de embarque/desembarque, acomodação a bordo, assistência na deslocação aos lavabos  e para providenciar qualquer informação. Contudo, não poderão auxiliar com cuidados pessoais, nem levantar, carregar, alimentar ou administrar medicação aos passageiros.

Se necessário, a TAP disponibiliza cadeiras de rodas a bordo em voos de longo curso, especialmente concebidas para circular nos corredores estreitos, para facilitar a mobilidade na cabine.

À chegada

No  aeroporto de transferência ou destino, os nossos colaboradores estarão à espera junto à porta da aeronave para efetuar o acompanhamento durante todo o processo: controlo de fronteira, recolha de bagagem, alfândega.

 

NOTAS:  

Assistência aos PRM (Passageiros com Mobilidade Reduzida)

A assistência a prestar aos passageiros com mobilidade reduzida (PRM) nunca é extensível a familiares ou acompanhantes –  crianças e bebés (CHD/INF) inclusive.  
Neste sentido, passageiros com mobilidade reduzida (PRM) que solicitem assistência e viajem com crianças, só devem ser aceites quando as crianças são acompanhadas por passageiros adultos autorizados e com plenas capacidades para tomarem conta da criança durante toda a viagem, inclusive nos percursos do aeroporto (partida/chegada).  
Não sendo possível este acompanhamento podem requisitar o serviço de assistência para menores desacompanhados - UMNR - (para menores, com idades entre 5-11 anos inclusivé.) 
Descarregue AQUI uma checklist de triagem para passageiros com mobilidade reduzida.

 

 

TIPOS DE CADEIRAS DE RODAS  - Entradas GDS para Solicitação
 
Existem 3 tipos de cadeiras que se podem ser solicitadas

WCHR - Wheelchair Ramp

Para passageiros que tenham dificuldade em percorrer as distâncias de deslocação habitual no aeroporto mas são capazes de subir e descer as escadas de acesso ao avião, deverá ser pedida uma cadeira para "rampa" através de  SSR  WCHR (R = ramp).

Exemplos de entrada em GDS (críptico)

Amadeus
SRWCHRTPNN1-ELDERLY LADY DIFF WALK/P1/S1

Galileo
SI.P1S1/WCHR * ELDERLY LADY DIFF WALK 

 

WCHS - Wheelchair Steps

Para passageiros que tenham dificuldade em percorrer as distâncias de deslocação habitual no aeroporto e em subir e descer as escadas de acesso ao avião, deverá ser pedida uma cadeira para "escadas" através de SSR WCHS (S = steps).

Exemplos de entrada em GDS (críptico)

Amadeus
SR WCHSTPNN1-ELDERLY GENT UNA CLIMB STEPS/P1/S1
 
Galileo
SI.P1S1/WCHS* ELDERLY GENT UNA CLIMB STEPS

 

 

WCHC - Wheelchair Cabin

Para passageiros sem mobilidade ou mobilidade muito reduzida que impeça a sua movimentação para qualquer distância, incluindo até ao lugar na cabina do avião, deverá ser solicitada uma cadeira de rodas para transporte até ao lugar, através de SSR WCHC (C = cabin).

Exemplos de entrada em GDS (críptico)

Amadeus
SRWCHCTPNN1- PARAPLEGIC/USED TO TRVL/ACCOMPANIED/P1/S1
 
Galileo
SI.P1S1/WCHC* PARAPLEGIC/USED TO TRVL/ACCOMPANIED 

 

Ao inserir um destes três SSRs, o sistema retribuirá o seguinte alerta: 


IF BRINGING OWN WHEELCHAIR PLS REQ WCBD/WCMP/WCBW

ou seja, esta mensagem é um alerta para que, caso o passageiro  queira transportar a sua própria cadeira de rodas, seja adicionado mais um SSR indicando o tipo de cadeira. 

 

(1) Viajar com cadeira de rodas própria

Os passageiros com deficiência motora ou com mobilidade reduzida, podem, nos termos do Reg. (CE) Nº 1107/2006 e respetivo Anexo II, transportar gratuitamente até duas peças de mobilidade, incluindo cadeiras de rodas elétricas.

A aceitação de cadeiras de rodas elétricas depende no entanto de alguns fatores tais como o tipo de equipamento planeado operar, o espaço disponível no avião e o tipo de cadeira.

Qualquer equipamento de mobilidade com baterias (cadeira de rodas ou outro dispositivo similar) requer autorização prévia da companhia aérea, pelo que, ao ser feito o pedido da cadeira do passageiro, toda a informação acerca das especificações técnicas das baterias tem de ser enviada ao Help Desk das Agências para que o pedido seja analisado em termos de Safety.

O pedido de transporte de cadeira/equipamento de mobilidade próprio deve ser feito até 48 horas usando um dos códigos IATA abaixo mencionados, consoante o tipo de equipamento que o passageiro pretende transportar :                 
                                               

  SSR WCMP -  Manually Powered Wheelchair (no battery)                    

  SSR  WCBD - Non-Spillable Battery - Dry Cell and Gel Cell Battery Wheelchair  

  SSR   WCBW - Spillable Battery - Wet Cell Battery Wheelchair                       

  SSR WCLB - (Non-spillable) Lithium - Ion Battery Wheelchair

  • O pedido pode ser feito em simultâneo ou após a inserção do SSR WHCR, WCHS ou WCHC.
  • No espaço de formato livre destes SSRs devem ser inseridas as  3 dimensões, o peso da cadeira, o tipo de bateria/s,  a potência de cada (em Watt-hours - Wh(2)) e outras especificações (dobrável, não-dobrável, de desporto, etc).
  • No caso das cadeiras elétricas, o passageiro deve fornecer as especificações técnicas  - marca/modelo/tipo/potência da(s) bateria(s) (Wh)- para verificação da companhia aérea caso necessário, de forma a assegurar o transporte de forma segura e adequada.
  • Veja a fórmula de conversão de potência nas notas abaixo.
  • O SSR ficará em status "PN" para análise e confirmação. 

Exemplos de entradas de GDS (críptico)

Amadeus
SRWCMPTPNN1-15KG DIMS 60X50X65
SRWCBDTPNN1-65KG DIM120X115X65CM DRY CELL BATTERY 120WH
SRWCBWTPNN1-22KG DIMS 90X80X60 115WH BATTERY/S3-4/P2 
SRWCLBTPNN1-18KG DIMS 75X80X50 LITHIUM ION BATTERY 120WH

 

Galileo
SI.P1S1/WCMP*15KG DIMS 60X50X65
SI.P1S1/WCBD*65KG DIM120X115X65CM DRY CELL BATTERY 120WH
SI.P1S1/WCBW*22KG DIMS 90X80X60 115WH BATTERY/S3-4/P2
SI.P1S1/WCLB*18KG DIMS 75X80X50 LITHIUM ION BATTERY 120WH

 

 

NOTAS:  

Baterias

Sempre que sejam desmontáveis, as baterias liquidas terão de ser previamente desmontadas e empacotadas numa embalagem rígida e etiquetada.
Ao serem despachadas no porão têm de ser empacotadas em cartão rígido e marcado "BATTERY, WET, WITH WHEELCHAIR" ou "BATTERY, WET, WITH MOBILITY AID".

Importante: se uma cadeira tiver uma bateria, esta não pode exceder 300Wh.
Se uma cadeira tiver duas baterias, cada uma delas não pode exceder 160Wh.
Baterias com potência superior serão despachadas como carga.

(2)Fórmula de conversão da potência:
Exemplo: 10Ah X 24V = 240Wh 

O manuseamento (ligar/desligar das baterias) é da responsabilidade do passageiro; o staff de aeroporto não pode efetuar este tipo de ações , devendo as baterias ser  desligadas previamente e estarem devidamente protegidas contra curto-circuitos e derrames (ver notas abaixo) , com os terminais cobertos de material isolante de forma a evitá-los.

Importante: cadeiras de rodas com uma bateria superior a 300Wh ou duas baterias superiores a 160Wh cada uma terão de ser transportadas como carga, o que significa que terão de ser entregues antecipadamente aos serviços de carga. Por favor contacte a TAP Air Cargo para mais informações.

Em caso de dúvida sobre baterias, consulte o capítulo "Bagagem - Artigos Restritos - Regulamentação sobre Artigos Perigosos".

 

 

LEGISLAÇÃO 

Consulte as normas  e regulamentos relativos às cadeiras de rodas.

Regulamento 1107/2006 - Direitos das pessoas com Deficiência e Mobilidade Reduzida no Transporte Aéreo ( PDF )

Voos de e para os EUA

A TAP é abrangida pelo regulamento dos EUA para a não discriminação com base na deficiência em todos os seus voos de e para este país. Está disponível para consulta uma cópia deste documento nos balcões dos Aeroportos de Lisboa, Porto, Newark e Miami.
Pode também ser pedida uma cópia da disposição diretamente junto ao Departamento de Transportes dos EUA (US Department of Transportation):

  • Por telefone dentro dos EUA, através da linha gratuita para passageiros com deficiências: 1-800-778-4838 (idioma) ou 1-800-455-9880 (TTY);
  • Por telefone junto da divisão de Proteção do Consumidor da Aviação (Aviation Consumer Protection Division): 202-366-2220 (idioma) ou 202-366-0511 (TTY);
  • No site da Divisão de Proteção do Consumidor da Aviação (PDF, 0.1MB, EN); (DOT, 14 Part 382 ACAA, "Non-discrimination on the Basis of Disability in Air Travel; Final Rule");
  • Por escrito, junto à divisão de Proteção do Consumidor da Aviação: Aviation Consumer Protection Division C-75, U.S. Department of Transportation; 1200 New Jersey Ave., SE., West Building, Room W96-432; Washington, DC 20590, EUA.

 

 

Não encontrou o que procura?
Tente outros tópicos de ajuda
Não encontrou resposta para a sua questão?Envie a sua pergunta / pedido para o Helpdesk da TAP