Necessita de ajuda?
Qual a ajuda que necessita?
Reembolsos autorizados e cálculo de reembolsos voluntários
Última atualização em: 10 Dez 2018

O reembolsos de bilhetes são permitidos de acordo com as regras das tarifas. Com exceção do EMD para o serviço de UMNR (se cancelado antes do encerramento do check-in), do serviço de ESHO (se cancelado até 4 dias antes da viagem!), ou de cancelamento do voo ou atrasado superior a 5h (status UN ou TK), os EMDS não são reembolsáveis. No entanto todos os EMDS podem ser reutilizados no espaço de 1 (um) ano a contar da data de emissão.

Comercialmente serão permitidos reembolsos nos casos descritos abaixo.  Casos não contemplados nestas exceções só serão permitidos de acordo com  as regras, pelo que estas deverão ser sempre consultadas e transmitidas aos clientes!

Reembolsos diretos autorizados com a penalidade de €30 (CANX FEE)

  • Recusa de visto (desde que conste da regulamentação tarifária)
  • Bilhete incorretamente emitido como adulto quando se trata de uma criança
  • Emissão em duplicado do mesmo passageiro no mesmo routing/voo/data/branded fare  (reembolso da tarifa mais baixa)
  • Morte de passageiro ou familiar direto ( juntar certidão de óbito/ comprovativo da identificação do familiar)


 Reembolsos diretos sem penalização

  • Cancelamento/atrasos de voo :  status UN ou TK ( se alteração horário for superior a 5h ) - bilhetes e todos os EMDs associados;
  • Outros desde que a companhia assim o informe,  por exemplo  situações anómalas devido a convulsões sociais ou razões climatéricas.

Em todos os casos acima descritos, com exceção dos cancelamentos de voo/atrasos de voos TAP, o envio das cópias de Refund Notice / bilhete e documentos comprovativos acima referidos é obrigatório no mês de processamento do reembolso por email para o Help Desk, com a keyword  WAIVE no subject do e-mail

 

Reembolsos voluntários

Compilámos uma série de exemplos para ajudar com o cálculo de reembolsos voluntários, quer envolvam tarifas  sem ou com penalidade, em bilhetes por voar ou parcialmente voados. Os exemplos dados foram efetuados em Amadeus, mas a sua tradução para outros GDS é intuitiva. Descarregue o documento AQUI.

 

Notas

  • De acordo com o Manual IATA - Passenger Air Tariff (PAT), as taxas US/ZP e XF não são reembolsáveis em bilhetes não reembolsáveis.
  • No caso de bilhetes  cujo reembolso tenha uma penalidade "before departure", as taxas são reembolsáveis. No mesmo tipo bilhete em caso de "after departure", estas taxas não são reembolsáveis.
  • Com efetividade a  12 de março de 2018, a TAP passou a cobrar uma taxa de serviço (cancellation fee)  de EUR15.00  para todos os reembolsos pedidos no GDS dentro das 24H após a sua emissão. Esta taxa não é aplicável tratando-se de tarifas totalmente despenalizadas(1).
    Para um bilhete que tenha EMDs associados, será cobrada uma única taxa de 15Eur!  Esta permissão das 24H só se aplica a bilhetes, pelo que cancelamentos apenas de EMD’s seguem as regras aplicáveis (non ref na maioria).https://user.tap.pt/email/spacer.pnghttps://user.tap.pt/email/spacer.png
  • Os reembolsos nas 24 horas apenas se aplicam a bilhetes em que o passageiro não tenha sido no show!

(1) Com efeitos a 15 de Novembro de 2018, o  tarifário TAP, na Brand PLUS (CAT.16  - refunds)  para as tarifas dos RBDs  Y-/B-/M-/S-, passou a ser Fully Refundable.

 

Não encontrou o que procura?
Tente outros tópicos de ajuda
Reservas
Cotar e reservar
Bagagem
Franquia de bagagem, artigos proibidos,etc
Pedidos Especiais
Refeições, casos médicos, deportados e reclusos
Check In
Formas de Check in
TAP Miles&Go
Vantagens para Clientes Frequentes
TAP Corporate
Vantagens para Clientes Frequentes
Grupos
Grupos, allots e charters